ROTEIRO:

Terra Santa, Itália e Jordânia com Pe. Diego

Maio - Junho / 2022


Roteiro:

26/05/2022: VITÓRIA/ SÃO PAULO 

Apresentação no Aeroporto Internacional de Vitória, conexão no Aeroporto Internacional de Guarulhos. Noite a bordo.

 

27/05/2022: SÃO PAULO / VENEZA

Saída para o  Aeroporto Internacional de Guarulhos, com destino a Veneza. Check in no hotel, passeio por Veneza Mestre e noite da Pizza.

 

28/05/2022: VENEZA 

Saída pela manhã para visita à igreja de Santa Luzia,  Praça de San Marco. No fim do dia, retorno ao hotel e Noite da Fogazza.

 

29/05/2022: MONTEPULCIANO/ ROCCAPORENA 

Saída no início do dia em direção a Toscana. Parada na cidade de Montepulciano para passeio e almoço. Seguimos para Roccaporena. Check in no hotel.

 

30/05/2022: ROCCAPORENA/ CASCIA/ ASSIS

Visita pela manhã em Roccaporena, com celebração da Eucaristia. A tarde visitaremos a cidade de Cascia. Saída para Assis. Jantar no hotel.

 

31/05/2022: ASSIS

Sairemos para visitar a Basílica de Santa Clara e museu, Igreja de São Rufino onde fica o convento das Clarissas com o quarto onde Santa Clara teve a visão da Missa. Nesta igreja aconteceu o milagre que os freis viram Santa Clara segurando o menino Jesus no colo e Jesus fala com Francisco através do Crucifixo. Iremos à Basílica de São Francisco, onde tem o museu com várias peças do santo, entre elas: hábitos e cordão. Visitaremos a Porciúncula que fica dentro de Santa Maria dos Anjos, que São Francisco restaurou e lugar onde o santo morreu. Noite livre em Assis.

 

01/06/2022: ROMA

Saída para Roma. Manhã reservada para conhecermos o Vaticano - Praça de São Pedro, Basílica de São Pedro, possível audiência Papal (Papa Francisco abençoa os fiéis dependendo de sua agenda). Visitaremos as tumba dos Papas, inclusive o túmulo de João Paulo II. 

 

02/06/2022: ROMA/ TIBERÍADES

  Visita externa ao Coliseu, Foro Romano e Fontana de Trevi. Saída para o Aeroporto de Fiumicino e embarque para Israel. Jantar a bordo. Chegada ao Aeroporto de Ben Gurion e traslado para Tiberíades. Check in no hotel. 

                           

03/06/2022: TIBERÍADES

Após o café da manhã, saída para conhecermos os lugares santos nas margens do Mar da Galileia e um lindo passeio de barco pelo Lago da Galileia. Conheceremos a antiga aldeia de Cafarnaum, visitando as ruínas da casa de Pedro e a antiga sinagoga onde Jesus pregou. A viagem segue até o Monte das Bem-Aventuranças, local do Sermão da Montanha. Depois, para Tabgha, onde ocorreu o Milagre da Multiplicação dos Pães e Peixes. Visitaremos também a Igreja do Primado de Pedro, bem às margens do Mar da Galileia. Saída até o Rio Jordão, em um local chamado Yardenit, região do batismo de Jesus por João Batista. Retorno para nosso hotel em Tiberiades com jantar.

 

04/06/2022: MAGDALA/ NAZARÉ/ AMMAN

Café da manhã no hotel e saída para conhecer Magdala, que foi uma pequena aldeia situada na Galileia, local de nascimento de Maria Madalena. Logo depois, o grupo parte para Caná da Galileia, local do primeiro milagre de Jesus, transformando água em vinho, onde conheceremos uma Igreja Franciscana, que guarda em seu interior vestígios de uma sinagoga de mais de dois mil anos, e segundo escavações arqueológicas realizadas, comprovou-se ser da mesma época do milagre de Jesus. Partida para a pitoresca cidade de Nazaré, cenário da infância e da adolescência de Jesus. Visita à Basílica e Gruta da Anunciação, onde o Anjo Gabriel anunciou à Maria o nascimento de Jesus, e ao local onde acredita-se ter sido a carpintaria de José, localizada no subterrâneo da Igreja de São José. Dirigiremos para a fronteira Sheik Hussein, atravessando para a Jordânia e seguimos viagem com destino ao hotel em Amman. 

 

05/06/2022: MONTE NEBO/ MADABA/ MUKAWIR/ PETRA

Café da manhã no hotel e saída em direção ao Monte Nebo, o lugar mais venerado da Jordânia, onde crê-se que Moisés morreu e foi enterrado e de onde se tem uma vista panorâmica do Vale do Jordão, do Mar Morto, Jericó e Jerusalém. Seguimos para Madaba, cidade dos mosaicos, para visita à Igreja de São Jorge, onde se destaca um antigo mapa bizantino da Terra Santa em mosaicos, que data de 571 d.C.. Continuamos até a cidade Mukawir, onde visitaremos as ruinas da famosa fortaleza do Rei Herodes, o Grande – Machaerus. No entanto, a maior atração deste lugar é, sem dúvida, a fantástica vista panorâmica que nos é proporcionada. Continuamos até o hotel em Petra.

 

06/06/2022: PETRA/ JERUSALÉM

Após o café da manhã, saída para visitarmos os principais lugares esculpidos nas rochas vermelhas de Petra, conhecida como a “Cidade Rosada”, capital do Reino dos Nabateos entre os séculos III a.C e II d.C.. Visita ao Khazneh, tesouro esculpido em pedra considerado o maior monumento de Petra, ao Teatro Romano, à Tumba Coríntia e ao Palácio da Tumba. Continuamos até a Ponte Allenby. Subida à cidade Santa. Entrada triunfal à Jerusalém, voltado para as antigas muralhas da Cidade Velha. Alojamento em Jerusalém, jantar e pernoite. 

 

07/06/2022: JERUSALÉM

Café da manhã no hotel e saída para a Cidade Velha de Jerusalém, entrando pela Porta dos Leões, na Bíblia, conhecida como Porta das Ovelhas (João 5), lugar do apedrejamento de San Estevão. Logo depois, começaremos a caminhada pela Via Sacra, iniciando pela Igreja da Flagelação de Jesus até chegar ao Santo Sepulcro. Em seguida visitaremos o Monte das Oliveiras. Teremos uma maravilhosa vista da Cidade Velha e da Mesquita Dourada (Domo da Rocha). Início da descida a pé do Monte das Oliveiras em direção à igreja de Dominus Flevit, o local onde Jesus chorou sobre Jerusalém. Descendo mais um pouco, chegaremos ao Getsêmani, onde Jesus costumava se retirar para orações com seus discípulos. Nele, Jesus orou angustiado na noite em que foi preso. Para preservar este lugar, foi construída a Basílica da Agonia. Ao final do dia, chegada ao Muro das Lamentações.

 

08/06/2022: JERUSALÉM/ BELÉM

Após o café da manhã sairemos para o Museu do Holocausto. Em seguida, saída para conhecer Belém, onde visitaremos a Igreja da Natividade (local da gruta onde nasceu Jesus) e o campo dos pastores. Hospedagem no hotel e descanso. 

 

09/06/2022: BELÉM/ TEL AVIV

Após o café da manhã, em horário determinado, saída para o  Aeroporto Internacional Ben Gurion. 

 

10/06/2022: SÃO PAULO

Chegada ao Brasil. Encerramento da peregrinação.